segunda-feira, maio 09, 2011

Entrevista Portugal Rebelde - "Discurso Directo"

Portugal Rebelde - Este primeiro EP dos Xícara é uma homenagem à língua Portuguesa e aos seus “obreiros-poetas”?

Helder Costa - Este primeiro trabalho nasceu de uma necessidade de explorar elementos da cultura portuguesa que a nosso ver, ainda muito há para fazer. Achamos então, que faria todo o sentido aliar a poesia portuguesa, que é tão rica, com as sonoridades do nosso país, tentando criar uma identidade que fosse representação da nossa perspectiva da portugalidade. Por isso podemos considerar não só uma homenagem à língua portuguesa, mas também às nossas raízes.


PR - Entre vozes, baixos, bandolim e braguesa, cavaquinho, guitarra clássica, percussão, piano e acordeão, a essência da música tradicional funde-se com a poesia portuguesa. Definitivamente este é o “caminho” que os Xícara querem continuar a trilhar?

Rui Ferreira - Neste EP e no álbum que estamos de momento a trabalhar, é esse o conceito base. Qualquer tentativa de projectar o futuro poderá ser de momento um bocado prematuro. 
PR - Arceli Tzigane, apresentadora do programa Mundofonias da RTVE, classifica este EP como “Precioso, emocionante e elegante”. Esperavam esta receptividade da imprensa e do público em geral?

Helder Costa - Sempre acreditamos que o nosso trabalho poderia chegar longe. Porem, não contava-mos que todo o processo fosse tão rápido. Temos tido frequentemente pessoas a entrar em contacto connosco principalmente pela internet que têm se identificado muito com o que fazemos e que nos tem ajudado bastante na divulgação de Xícara. Não podemos também esquecer o apoio de algumas pessoas que apadrinharam Xícara desde o inicio que são o caso do João Sã do programa Folklândia, a Araceli Tzigane e Juan Antonio Vasquez, Cristina Espirito Santo, que sem elas nada disto seria possível.

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizariam este primeiro trabalho dos Xícara?

Rui Ferreira - A música de Xícara é um encontro de várias correntes de influências de todos nós. É uma porta aberta para novas experiências. Uma palavra que ainda não foi dita.
PR - Depois do disco, vamos ter oportunidade para ver e ouvir os Xícara apresentar as canções deste EP no palco?

Helder Costa - Estamos de momento a fazer a agenda que será em breve anunciada no facebook, assim como no nosso blogue – www.xicaramusic.blogspot.com.  No dia 9 de Junho vamos estar no Eco Festival de Música e dia 30 de Julho no Festival Sons Da Fraga Dura.

PR - Que sensações esperam que as pessoas retirem da audição deste primeiro trabalho?

Rui Ferreira - Esperemos que desperte a curiosidade para nos virem ouvir ao vivo, e que disfrutem tanto da nossa música como nós.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Xícara?

Helder Costa - Nesta primeira fase, será fazer o maior número de actuações. Numa segunda fase será o lançamento do nosso primeiro álbum.

Sem comentários:

Enviar um comentário