sexta-feira, julho 15, 2011

Entrevista Xícara - Agência Lusa

Guimarães, 14 jul (Lusa) - A “vontade de dizer a palavra que ainda não foi dita” através da “aliança” entre a poesia portuguesa e a “tradição” sonora lusa fez nascer o grupo Xícara que se estreia internacionalmente dia 15, em Madrid.
Os Xícara são compostos por seis músicos do Minho “com interesse comum pela boa música” que em 2010 juntaram a “poesia portuguesa à música de cariz tradicional”.
Em conversa com a Agência Lusa, o grupo revelou que um dos objetivos da música que fazem é de, “usando uma estética atual”, prestar “homenagem ao que de bom tem Portugal”.
No primeiro trabalho disponível dos Xícara, o grupo “eleva a palavra” e “homenageia a língua portuguesa” com poemas de António Botto, João Penha de Oliveira Fortuna e João Cabral nascimento, mas já têm mais “trabalhos em carteira”.
A voz de Carla Carvalho cantará palavras de João de Deus, Fernando Pessoa ou Mário de Sá Carneiro, acompanhadas por guitarra clássica, bandolim, braguesa, cavaquinho piano ou acordeão, pelos dedos de Nuno Cachada, Pedro Oliveira, Rui Ferreira, David Viegas e Hélder Costa.
“Interessa-nos a poesia portuguesa, a sonoridade tradicional”, realçou David Viegas. Apesar de serem oriundos de diferentes “ramos” musicais e com influências diversas, o grupo garante ter um “cunho” próprio.
“A nossa música é um encontro de várias correntes de influências de todos nós. É uma porta aberta para novas experiências”, avançou Helder Costa.
Os Xícara descrevem-se “como um projeto original, coeso e honesto” que nasceu da “vontade de dizer a palavra que ainda não foi dita”. O processo de criação do grupo “é bastante natural” e sem “nenhuma preocupação comercial”, afirmam.
“A nossa preocupação é agradar a nós próprios”, explicitou Nuno Cachada, que disse ainda estar “sempre” presente o “desejo” de se superarem sempre.
Sentem-se “bem acolhidos” pelo público e satisfeitos com o “feedback dado nas redes sociais” e pelo número de visualizações no youtube.
“O público tem tido uma reação muito positiva, o que é gratificante pois é bom saber que conseguimos transmitir boas emoções através da nossa música. Motiva-nos”, explicou Rui Ferreira.
No dia 15 estreiam-se internacionalmente no Festival Noches de Verano em Las Rozas, um “concerto importante” pois é a “estreia” do grupo em Espanha.
“Temos grandes expetativas para este concerto. O público espanhol tem-se mostrado bastante recetivo e agradado com a nossa sonoridade, mas vai ser a primeira vez que nos vão poder ouvir ao vivo”, confessou Carla Carvalho.
O grupo regressa a Espanha a 20 de agosto para atuar no concerto Folk Plasencia.
Os projetos dos Xícara passam por “lançar um disco no início de 2012”, revelou Pedro Oliveira

Por: Joana Carneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário